Perguntas frequentes

O que é Facilities?

Segundo definição de Fátima Sousa, diretora e professora do Grupo Facilities Services, Facilities “é a área responsável por manter as instalações da empresa, não somente gerenciando todos os serviços de terceiros, mas também por garantir segurança e conforto aos usuários, além de assegurar aos acionistas a melhor utilização de seu capital na preservação e rentabilidade de seu patrimônio”. O termo Facilities é recente no Brasil para denominação dessa área. Também conhecida como Administração Predial ou Patrimonial, Serviços Gerais, Gestão Predial, Gestão de Instalações ou Gestão de Facilidades.

Conheça mais sobre o assunto no vídeo de nosso canal no YouTube – link https://www.youtube.com/watch?v=3AhR-tYJPWw

O que é Facilities (ou Facility) Manager?

Trata-se do (a) profissional que atua na área de Gestão de Facilities na posição de gerente. Quando você entra em uma empresa, você pode observar que geralmente tem um segurança, uma recepção, o ambiente está limpo e iluminado com o ar condicionado funcionando. Estes serviços são realizados por prestadores de serviços. Acima deles deve haver uma empresa ou pessoa física para gerenciar esses serviços e prover um ambiente saudável e seguro para os usuários. Essa pessoa é um (a) gestor (a) de Facilities, que pode ser um (a) gerente, supervisor (a), coordenador (a), analista ou assistente, dependendo do porte da empresa.

Qual o salário de um profissional de Facilities?

O salário, aqui no Brasil, depende muito do porte e da localização da empresa, além da qualificação do (a) profissional. Empresa e responsabilidades maiores resultam em salários melhores. Empresas na região Sudeste proporcionam maiores salários. Profissionais com cursos de especialização e idiomas são diferenciados e mais requisitados pelos headhunters.

 

Exemplo: uma posição de Supervisão de Facilities, em uma grande empresa pode variar de R$ 4.900, 00 a R$ 14.000,00, em função da capacitação do (a) profissional.

O que faz um Supervisor de Facilities?

Depende muito da empresa, mas geralmente essa posição supervisiona as áreas de limpeza, recepção, segurança, alimentação, frota, serviços de apoio e manutenção predial. Além disso, pode realizar cotações e concorrências para contratação de fornecedores, além da gestão dos mesmos. Deve ser capacitado (a) para elaborar políticas, normas, indicadores, procedimentos e fluxos operacionais. Também deve estar habituado (a) para desenvolver relatórios gerenciais e financeiros e a realizar apresentações. 

Quais os cursos oferecidos pelo Grupo Facilities Services regularmente?

Nossos cursos principais são os: Gestão Operacional de Facilities e Gestão Estratégica de Facilities.

 

Conheça mais detalhes no link

Qual a diferença entre os cursos Gestão Operacional e Gestão Estratégica de Facilities?

- Gestão Operacional de Facilities – promove uma equalização do conhecimento das áreas principais de atuação, como: limpeza, segurança, restaurante, gestão de resíduos, manutenção predial, além de prover técnicas para os alunos se relacionarem melhor com seus fornecedores e implantarem indicadores e relatórios gerenciais em suas empresas.

- Gestão Estratégica de Facilities – é um curso já mais avançado, geralmente para aqueles profissionais que já atuam há mais tempo na área e participam constantemente de eventos. Neste curso são ministradas disciplinas como: Gestão de obras e pequenas reformas; Técnicas de negociação; Iniciação à gestão de projetos; Gestão estratégica de pessoas; Gestão de clientes e outras.

Conheça mais sobre estes cursos e suas disciplinas acessando o link: Gestão Operacional de Facilities | Gestão Estratégica de Facilities

 

Também temos um filme em nosso canal do YouTube, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=l5Kxz9PD-G0

 

Para quem o curso Gestão Operacional de Facilities é indicado?

Este curso é indicado para: assistentes, analistas, coordenadores, supervisores que necessitam se atualizar ou aprender conceitos essenciais sobre a área de Facilities. Inclusive indicamos este curso para os fornecedores e prestadores de serviços a fim de que conheçam melhor sobre seus Clientes (gestores de Facilities) , entendam suas dificuldades e possam atender melhor.

Para quem o curso Gestão Operacional de Facilities não é indicado?

Este curso não é indicado para profissionais que já têm muito tempo de experiência e costumam participar de eventos da área ou se atualizar constantemente. Neste caso indicamos o curso Gestão Estratégica de Facilities.

Para quem o curso Gestão Estratégica de Facilities é indicado?

Este curso é indicado para: assistentes, analistas, coordenadores, supervisores e gerentes que necessitam aprimorar seus conhecimentos na área de Facilities.

Para quem o curso Gestão Estratégica de Facilities não é indicado?

Este curso não é indicado para profissionais que estão entrando na área de Facilities, ou estão há pouco tempo na área ou desejam entrar, uma vez que este curso já é mais avançado e nele não discutiremos os conceitos essenciais da área. Para esses profissionais recomendamos o curso Gestão Operacional de Facilities.

Qual é a duração dos cursos?

Os cursos citados acima têm carga de 40 horas cada um (5 sábados – das 8h30 às 17h30) ou na turma intensiva de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Qual o valor dos cursos?

Consulte as informações completas sobre datas e valores acessando o link

Existe alguma política de desconto ou bolsa?

Nossos valores estão bem abaixo da média de mercado, porém, ainda concedemos desconto de 3% para pagamentos à vista e de 5% no caso de mais de dois funcionários da mesma empresa, também no caso de pagamento à vista.

Associados da ABRAFAC têm desconto de 5% no pagamento à vista.

 

No caso de bolsa, temos um projeto social, onde concedemos bolsa parcial de 40% de desconto e pagamento em até quatro vezes para o (a) profissional selecionado (a). De todas as bolsas concedidas, 70% dos alunos conseguiram arrumar emprego durante ou logo após o término do curso.

É possível pagar o curso após termina-lo?

Em razão de pagarmos nossos docentes no dia de aula e coffees / aluguel das salas no mês vigente, os alunos devem finalizar seus pagamentos no mês do término do curso.

Por que as vagas são limitadas?

Limitamos todas as turmas em 21 alunos: 20 pagantes e um bolsista, a fim de darmos atenção diferenciada aos nossos alunos.

Quais são os principais resultados que terei com os cursos Gestão Operacional e Gestão Estratégica de Facilities?

Além do conhecimento adquirido nas aulas e nos materiais extras que disponibilizamos aos nossos alunos, a troca de experiências entre os alunos da turma e das outras turmas é muito grande. Muitas vezes durante o curso, alunos que estavam desempregados conseguem se recolocar em razão do networking realizado.

São emitidos certificados de conclusão para os cursos?

Sim. O aluno que cumprir 80% de frequência recebe um certificado de participação no curso. 

Esse certificado é reconhecido pelo MEC?

Nossos cursos são cursos livres, de atualização, especialização ou qualificação. O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação e os cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. 

A Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que os cursos livres integrem a educação profissional de nível básico, caracterizados pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

Porém, emitimos certificado após a comprovação da frequência mínima de presença, pois no momento não há prova para validar essa emissão.

 

Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo 

O que é um curso livre?

É uma modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
De acordo com LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os cursos livres enquadram-se na categoria de educação profissional de nível básico. 

Os cursos do Grupo Facilities Services são reconhecidos por alguma entidade?

Sim. A ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities) nos reconhece como uma empresa destinada à formação dos profissionais do mercado de Facilities no país.

Como posso tirar minhas dúvidas sobre os cursos Gestão Operacional de Facilities e Gestão Estratégica de Facilities?

Além das informações presentes aqui no site, você pode nos contatar por e-mail: cursos@facilitiesservices.com.br ou por telefone: (11) 3644-4802 ou por Whatsapp (11) 97642-6694 (atendimento em horário comercial – de segunda a sexta-feira das 9h00 às 18h00).

Quais os diferenciais do Grupo Facilities Services?

Além do corpo docente constituído por profissionais do mercado, altamente reconhecidos em suas áreas de atuação, incentivamos a troca de melhores práticas entre nossos alunos, ampliação da rede de contatos e benchmarking. Utilizamos as redes sociais para prover atualização e networking constante entre nossos alunos. Temos grupos exclusivos no Facebook e no Whatsapp que promovem isso. Também realizamos parcerias com instituições como ABRAFAC, Congresso INFRA e outros do mercado, a fim de oferecermos benefícios como descontos em eventos. Também somos uma empresa inovadora, com lançamentos de novos cursos ou encontros de networking para nossos alunos anualmente.

O Grupo Facilities Services realiza cursos in company?

Sim, realizamos cursos em qualquer lugar do Brasil. Consulte-nos para realizarmos um orçamento! E-mail: cursos@facilitiesservices.com.br

Se eu me inscrever nos cursos terei acesso direto a Fátima Sousa?

Sim. A Fátima, além de diretora da empresa, ministra a aula de abertura e faz questão de, constantemente, aparecer nas aulas para conversar com os alunos.

A metodologia do curso foi desenvolvida pela Fátima Sousa?

Toda a estrutura educacional foi desenvolvida pela Fátima Sousa, com base em sua experiência de mercado e também em pesquisas, estudos e consultorias especializadas em Gestão de Facilities. Ela é uma profissional atuante, reconhecida internacionalmente e referência nesse segmento no Brasil, por isso, participa frequentemente de eventos, mantendo os alunos e a empresa atualizados.