Alunos da Facilities Services no 12º Congresso e Expo ABRAFAC

Na última semana aconteceu o 12º Congresso e Expo ABRAFAC, um dos principais eventos de Facilities do Brasil, proporcionando troca de experiências entre os profissionais e palestras de referências nacionais e internacionais.

O Grupo Facilities Services, como um dos patrocinadores da associação, levou ao evento alunos, que realizavam o curso Gestão Operacional de Facilities durante a semana e outros que já haviam realizado cursos na empresa, mas que continuam usufruindo dos benefícios de terem sido alunos. Todos puderam aproveitar este momento para aprendizado e conhecer novas pessoas. 

Leia mais

Brasil Base Zero - BBZ

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Uma família normal, em qualquer lugar do mundo, no seu dia a dia, precisa manter os gastos da casa sob controle, sem o que não sobreviverá. A primeira coisa a fazer é saber o quanto ganha, ou seja, o que entra no final do mês como fruto do trabalho honesto. Depois, é fazer a conta de tudo o que gasta: água, energia, gás, saúde, educação, aluguel e compras de supermercado. É preciso conhecer as despesas fixas e as variáveis, as necessárias e as desejáveis. Caso as despesas não caibam nas receitas, é preciso priorizar. Não há, portanto, muito segredo na administração de uma casa - é uma relação entre receita e despesa. Eficácia e eficiência são as palavras-chave da economia doméstica, desde que se tenha os princípios éticos como base.

Leia mais

Aprendizado e networking no Prêmio Abrafac Melhores do Ano 2017

Levamos nosso aluno Fábio Chiappeta ao jantar de premiação e ele fala um pouco de como foi essa experiência

A 12ª edição do Prêmio ABRAFAC Melhores do ano aconteceu no último dia 16, em São Paulo, no espaço Villa Bisutti. Mais de 140 pessoas estiveram no jantar de premiação, entre convidados e inscritos. Todos os anos a Associação Brasileira de Facilities contribui para o reconhecimento de profissionais que tiveram destaque em sua atuação, proporcionando também a oportunidade de networking e troca de experiências entre os participantes.

Leia mais

Encontro Nacional de Facilities reúne mais de 200 profissionais

No evento foram discutidos temas como liderança, KPIs e tecnologia

O Encontro Nacional de Facilities, patrocinado pelo Grupo Facilities Services e pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) reuniu mais de 200 profissionais e teve como parte de suas discussões temas como tecnologia, indicadores de desempenho e liderança. Com abertura realizada por Fátima Sousa, diretora do Grupo Facilities Services e José Pedro Perozzi, atual presidente do GAS, o evento também contou com a mediação de outras lideranças do mercado, como Clara Barreiros, diretora de Facilities da Abralimp; Andréa Cerqueira, atual presidente do Mulheres de Facilities;  Gabriella Marques, diretora de eventos da Corenet e Severiano Santos, atual presidente do Grupas.

Leia mais

A conta poderia fechar se não fosse a torneira aberta

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Vimos as tentativas do governo em estancar a sangria dos cofres públicos buscando novas receitas. O aumento do PIS/COFINS sobre combustíveis foi um tiro pela culatra. O fato é que o poder público enfrenta o pior resultado fiscal desde o início da série em dezembro de 2001 com déficit primário de R$ 19,552 bilhões em junho e as previsões para os próximos meses não são animadoras.

Leia mais

Somente quem está feliz trabalha bem e com o verdadeiro brilho nos olhos

Com grande atuação na área de Facilities e apaixonado pelo que faz, Mauro Campos é fundador da Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), da qual é atual conselheiro e foi vice-presidente durante três gestões. Formado em Engenharia Civil e com MBA em Gerenciamento de Facilidades, ambos pela Poli USP, especializou-se em ciclo de vida do ambiente construído, pela Salford University (UK). 

Leia mais

Déjà vu político

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

A cena se repete com um misto de sentimentos de já termos presenciado a situação há tempos, como retrata a famosa expressão francesa déjà vu. Após os últimos acontecimentos envolvendo o presidente Temer e o empresário da JBS, Joesley Batista, o Congresso Nacional entra em colapso, o empresariado retorna ao estado de apreensão e a população se decepciona e volta a protestar nas ruas. E o Brasil entra, novamente, em seu ciclo de instabilidade.

Leia mais

Facilities na maior rede social profissional do mundo

Veja a conversa que tivemos com Tatiana Afonso, Supervisora de Facilities no LinkedIn

Tatiana Afonso trabalha há dez anos na área de Facilities, já esteve em empresas multinacionais de tecnologia como Intel, Tecnotree e Nokia e, atualmente é Supervisora de Facilities no LinkedIn Brasil. Ela também é membro do Grupo Mulheres de Facilities e da Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC). Conheça um pouco mais sobre a sua experiência em uma conversa na qual ela conta os principais desafios da profissão e como vê o mercado de Facilities atualmente:

Leia mais

FM fazem panorama sobre o 14º Congresso Infra, em SP

Alunos do Grupo Facilities Services visitaram o evento e contam um pouco dessa experiência

Anualmente o Congresso Infra traz temas de grande relevância para o mercado de Facilities no país, proporcionando networking e aprendizado para os profissionais da área. E, pensando em contribuir para o desenvolvimento de nossos alunos, levamos alguns deles para a 14ª edição do evento em São Paulo, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de maio e reuniu mais de 1.000 pessoas.

Leia mais

Como implementar um programa de compliance na sua empresa

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Não é novidade que o tema compliance ganhou força nas organizações e na sociedade depois da deflagração da operação Lava-Jato, de outros escândalos similares e da vigência da Lei Anticorrupção. É sabido, também, que as empresas envolvidas em atos de corrupção contra a administração pública nacional ou estrangeira estão sob uma legislação muito mais rigorosa perante o judiciário.

Leia mais

Um bom Facility Manager precisa estar sempre atualizado

Peter Kawamura é arquiteto e trabalha há 13 anos em Facilities. Atualmente é Gerente Sênior Facilities, Procurement e Suporte IT na Movile, empresa que desenvolve plataformas de comércio e conteúdo móvel. Já atuou na HAYS Recruiting Experts Worldwilde e Cushman & Wakefield gerenciando as operações na Johnson & Johnson. Segundo Kawamura, para ser um bom Facility Manager é preciso se manter atualizado sobre o mercado e praticar um bom networking. 

Leia mais

Tecnologia mobile traz agilidade às operações

O uso de smartphones é oportunidade para otimizar processos 

Os aplicativos empresariais estão em expansão no Brasil, devido à facilidade em acessar informações e solucionar problemas de qualquer lugar. 

As pessoas estão habituadas a usar a tecnologia mobile e podem aproveitá-la para melhorar processos e reduzir custos.  

Leia mais

Seu sucesso depende da performance da sua equipe

Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

O bom desempenho de uma organização depende de diversos fatores: liderança, estratégias, planos, processos, pessoas, conhecimento e informação. Tudo harmonizado por meio de um sistema de gestão que busque continuamente a excelência. Alguns empreendedores ainda acreditam que sucesso nos negócios é decorrente apenas do faturamento e dos resultados financeiros imediatos. Esse pensamento pode ser fatal, já que a empresa depende do alinhamento de diversos outros elementos até atingir um objetivo primordial, que se sustente no longo prazo.

Leia mais

Orgulho de ser Facility Management

“Um Facilities de sucesso é aquele profissional que gosta das adversidades, está sempre implementando melhorias e inovação com qualidade e economia/redução de custos e participa de cursos e palestras para atualização contínua.” 

Leia mais

Learn how to increase your company’s energy efficiency

Nearly 10% of all the electric power produced in the country is wasted every year, based on information collected from the Brazilian Association of Energy Conservation Services Companies (ABESCO). This percentage represents the average of the commercial, industrial and residential sectors, and could power the states of Rio de Janeiro and Ceará during 12 months. 

Leia mais

Reduza o desperdício de água na sua empresa

Em 2016 os estados que mais sofreram com a escassez de água foram o Espírito Santo, Distrito Federal, Ceará, Paraíba e, em 2015, a região Sudeste passou pela pior seca dos últimos 84 anos. Esses fatos aumentam a preocupação sobre a necessidade de usar o recurso de forma consciente, o relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) alerta para um problema hídrico mundial: se não houver uma mudança considerável no uso da água, haverá a redução de 40% das reservas até 2030.

Leia mais

Lei que regulamenta a terceirização é aprovada pela Câmara

O PL agora aguarda sanção do Presidente da República para entrar em vigor.

O Projeto de Lei 4.302/1988, o qual regulamenta a contratação de mão de obra terceirizada, foi votado pela Câmara dos Deputados no último dia 22. O texto aprovado estende as novas regras também para órgãos e empresas públicas.  Para entrar em vigor, o projeto aguarda a sanção do presidente Michel Temer.  

Leia mais

Saiba como aumentar a economia de energia na empresa

Cerca de 10% da energia elétrica produzida no país é desperdiçada todos os anos, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO). Essa porcentagem é a média dos segmentos comercial, industrial, residencial e seria capaz de abastecer os estados do Rio de Janeiro e Ceará juntos durante 12 meses.

Leia mais