Nos bastidores da ESPN

bastidores da ESPN

Conheça a história de Patrícia, responsável pela Gestão de Facilities em uma das maiores emissoras esportivas do país.

À frente da Gestão de Facilities da ESPN Brasil, Patrícia P. Silva já atuou em gestão de serviços terceirizados, reformas, implantação de serviços, indicadores de desempenho e processos. Trabalha com facilities há 14 anos e esteve em empresas de grande porte como Banco Itaú, Natura e C&A, pela empresa Cushman & Wakefield. É associada à ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities e membro do grupo Mulheres de Facilities. Conheça um pouco mais sobre o seu trabalho na entrevista que fizemos com ela:

Qual o nome da área de empresa onde atua e para quem se reporta?

Atualmente trabalho na empresa ESPN na área de Administração e me reporto para a gerência administrativa.

Quais foram seus maiores desafios quando assumiu a área de Facilities na empresa atual?

Dentre os desafios ao longo dos anos que atuo na ESPN, posso destacar a criação de processos e procedimentos, além do suporte à gerência nas reformas de ampliação das áreas, bem a como colaboração em diversos grupos internos para auxiliar a empresa na mudança de cultura. 

Fale um pouco sobre a implantação de processos para redução de custos da área e melhoria na qualidade de serviços.

As prioridades são definidas no início do ano fiscal com foco na melhoria de processos e redução de custos com base nos serviços com relevância financeira e impacto no cliente interno.

Como concilia vida profissional e pessoal?

Acredito ser essencial conseguir balancear a vida profissional e pessoal, por isso, priorizo estar próxima a minha família e amigos, além de curtir meus hobbies (cinema e shows). Atualmente estou vivendo o “momento da maternidade”, meu bebê está com 2 meses e estou 100% dedicada a ele.

Como você vê o crescimento do mercado de Facilities no Brasil?

Em vista do momento em que o mercado está vivendo, a área de Facilities é essencial ao suporte da alta diretoria para alcançar suas metas. Por isso, acredito que a área está vivendo o seu ápice, onde o profissional tem se destacado, devido à busca de redução de custos sem comprometer a operação e atividade fim da empresa.

Quais competências você acredita que sejam essenciais para ser um bom Facility Management?

Neste momento o profissional de Facilities deve ter como competências prioritárias o pensamento estratégico, visão ampliada do futuro e criatividade para buscar novas soluções. Além disso, este profissional deverá ser um parceiro de outros profissionais do mercado para trocar informações e cases de sucesso.