Reduza o desperdício de água na sua empresa

Reduza o desperdício de água

Em 2016 os estados que mais sofreram com a escassez de água foram o Espírito Santo, Distrito Federal, Ceará, Paraíba e, em 2015, a região Sudeste passou pela pior seca dos últimos 84 anos. Esses fatos aumentam a preocupação sobre a necessidade de usar o recurso de forma consciente, o relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) alerta para um problema hídrico mundial: se não houver uma mudança considerável no uso da água, haverá a redução de 40% das reservas até 2030.

Para evitar desperdícios e contribuir com o meio ambiente, confira abaixo cinco dicas elaboradas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel):

1- Procure por vazamentos, principalmente em prédios com o encanamento antigo, fique atento a válvulas com descargas desreguladas e pias com gotejamento.

2- Aproveite a água da chuva, ela pode ser usada para diversos fins.

3 -  Revise os processos da empresa para identificar quais práticas usam mais água e energia elétrica e quais mudanças poderiam ser feitas para aumentar a economia.

4 - Invista na manutenção preventiva dos equipamentos, como ar condicionado e refrigeradores. 

5 -  Veja se não é possível promover a recirculação interna da água, ou seja, aproveitar a oportunidade de usar a água mais de uma vez em diferentes processos, como o uso da água das pias para lavar pátios e garagens.